EUA e Israel têm alerta máximo para ataque do Irã 'ainda nesta semana'

O conflito no Oriente Médio agora parece próximo, e há grande preocupação com a escalada da guerra por toda a região.

O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, informou que os Estados Unidos estão se preparando para possíveis ataques significativos do Irã | Mandel Ngan/AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A escalada de tensões no Oriente Médio continua a se intensificar após o assassinato de Ismail Haniyeh, chefe do Hamas, e Fuad Shukr, comandante do Hezbollah, no final de julho. Desde então, tanto os grupos terroristas quanto o Irã têm prometido vingança contra Israel e seus aliados, gerando grande preocupação com uma possível escalada militar na região.

ALERTA MÁXIMO EM ISRAEL

O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, informou que os Estados Unidos estão se preparando para possíveis ataques significativos do Irã ou de seus representantes no Oriente Médio, que podem ocorrer "ainda nesta semana". Kirby mencionou que o presidente Joe Biden discutiu a situação com os líderes da França, Alemanha, Itália e Reino Unido, que também expressaram preocupações sobre a crescente ameaça.

ALERTA MÁXIMO

O Wall Street Journal relatou que Israel colocou suas forças armadas em alerta máximo. Em resposta, o Pentágono enviou um submarino com mísseis guiados para a região e está acelerando o envio do porta-aviões USS Abraham Lincoln, que está equipado com caças F-35, para reforçar as defesas de Israel. A movimentação inclui também cruzadores, destróieres e um esquadrão de caças, conforme solicitado pelo Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

ESFORÇOS DIPLOMÁTICOS

Nesta segunda-feira, 12 de agosto, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, conversou com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, por 30 minutos, buscando aliviar as tensões no Oriente Médio. Starmer enfatizou que uma nova 9guerra não é do interesse de ninguém. Masoud Pezeshkian afirmou que o Irã tem o "direito de responder" às agressões, em uma conversa com o chancel9er alemão, Olaf Scholz, que pediu para evitar a escalada da violência.

O porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari, declarou que as forças de defesa do país estão em alerta máximo e que as ameaças inimigas estão sendo tratadas com seriedade. O Exército israelense está preparado para responder a qualquer ataque, mas não há mudanças nas orientações, com o Irã sendo monitorado de perto.

PREPARADOS

Na semana passada, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu paciência à população e assegurou que 9Israel está preparado para enfrentar qualquer situação.

Na sexta-feira, 9 de agosto, um vice-comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Ali Fadavi, anunciou que está pronto para cumprir ordens do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, de "punir duramente" Israel pelo assassinato de Haniyeh. Fadavi destacou que as ordens para a punição severa de Israel são claras e serão implementadas.9

APOIO AOS EUA

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, também afirmou na quinta-feira, 7 de agosto, que entrou em contato com o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, para reforçar o apoio dos EUA e ajustar a postura das forças americanas na região.

Com informações do g1

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES