As cerimônias em comemoração aos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa acontecem nesta sexta-feira (8) em condições restritas devido à pandemia do novo coronavírus.
Os governos adotaram protocolos diferenciados para recordar a capitulação nazista no continente europeu, o mais atingido até agora pela Covid-19, onde mais de 150 mil pessoas morreram.
A Segunda Guerra Mundial deixou cerca de 60 milhões de mortos no mundo. O conflito terminou na Europa com a invasão de Berlim por tropas soviéticas e a rendição dos alemães em 8 de maio de 1945, mas só foi completamente encerrado em 15 de agosto, após a capitulação japonesa.
França
Na França, o presidente Emmanuel Macron presidiu uma cerimônia no túmulo do soldado desconhecido, no Arco do Triunfo, em Paris, com a participação apenas de ex-presidentes e alguns ministros. A Praça da Étoile, no alto da avenida do Champs-Elysées, onde está o monumento, estava praticamente vazia.
A única surpresa ficou por conta de aviões britânicos, que cruzaram o céu da avenida Champs-Elysées, segundo a Rádio França Internacional (RFI).
Uma bandeira francesa foi instalada na Torre Eiffel para homenagear os combatentes e resistentes da Segunda Guerra.
Alemanha
Na Alemanha, Berlim decretou um dia de feriado. A chanceler Angela Merkel e presidente Frank-Walter Steinmeyer depositam flores no Portal de Brandemburgo. O presidente alemão pediu, durante a cerimônia em Berlim, para a comunidade internacional aprender com a lição do fim da Segunda Guerra Mundial para buscar "mais cooperação na luta conta a pandemia novo coronavírus".
Reino Unido
Aviões franceses sobrevoaram Londres para marcar o fim da Segunda Guerra. Na noite desta sexta, no Reino Unido que teve uma participação decisiva para a vitória dos aliados, a rainha Elizabeth II falará aos britânicos, no segundo pronunciamento na TV desde o início da pandemia.