O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner foi submetido com sucesso a uma angioplastia para reparar uma artéria coronária obstruída, informaram fontes oficiais neste domingo (12). Kirchner, que governou o país entre 2003 e 2007, foi operado na noite do sábado (11) na clínica portenha de Los Arcos, onde já tinha sido operado em fevereiro por causa de uma obstrução em sua artéria carótida direita.
Segundo assinala o boletim médico oficial, o ex-presidente recebeu "uma revisão médica programada, foi realizada nele uma arteriografia coronária que derivou em uma angioplastia, com a colocação de um stent em uma das artérias coronárias que estava obstruída. A operação foi bem-sucedida e o paciente permanece internado para sua recuperação". O texto, assinado pela unidade médica presidencial, assinala que a próxima parte será divulgada no meio-dia de domingo.
O ex-presidente está acompanhado por sua esposa e atual presidente argentina Cristina Fernández. - Está tudo bem, já falou com seus familiares e dirigentes - declarou aos jornalistas Juan Cabandie, legislador governista próximo aos Kirchner. Néstor Kirchner, de 60 anos, que ocupa uma cadeira de deputado desde dezembro do ano passado, é desde maio secretário-geral da União Sul-Americana de Nações (Unasul).
Como secretário-geral da Unasul interveio nas negociações para superar a ruptura de relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela por causa de denúncias do Governo de Bogotá sobre atividades da guerrilha colombiana em território venezuelano.