O Exército de Israel afirmou neste domingo (29) ter matado outro líder do grupo xiita libanês Hezbollah em um ataque aéreo realizado no sábado no sul de Beirute. Nabil Qaouk foi apontado pelas forças do Estado Judeu como comandante da unidade de segurança interna e membro do conselho executivo da organização político-militar.
O comunicado foi divulgado um dia depois que o Hezbollah anunciou a morte de seu líder, Hassan Nasrallah, em um bombardeio israelense direcionado ao quartel-general do grupo em Beirute. Segundo uma fonte próxima à organização xiita, que falou à AFP, Qaouk também perdeu a vida em um ataque, sendo um membro de alta patente do grupo libanês.
FOI ELIMINADO
Foi “eliminado”, assim afirmaram as Forças Armadas de Israel, em comunicado, sobre o “terrorista Nabil Qaouk, comandante da unidade de segurança” do Hezbollah. Considerado "próximo da cúpula da organização terrorista", continua o texto, "ele estava diretamente implicado na promoção de planos terroristas contra o Estado de Israel e seus cidadãos, inclusive nos últimos dias".
Qaouk se juntou ao Hezbollah na década de 1980 e ocupou diversas cargas de responsabilidade, segundo o comunicado do Exército.