As redes sociais já são parte fundamental de combates históricos do nosso tempo. Até mesmo os combates de Israel e Gaza chegaram ao Instagram - aplicativo criado por um brasileiro para a postagem de imagens com filtros especiais. A Força de Defesa Israelense (FDI) tem postado diversas fotos das zonas de conflito. A cada dia uma nova imagem é postada e, segundo o site, elas são feitas pelos próprios soldados.
Sem mostrar os enfrentamentos ou a população, as imagens retratam o dia a dia dos soldados. Há fotografias de mulheres em tanques de guerra, do convívio dos soldados com cachorros, das garrafas de água, das armas, entre outras.
Os combates entre Israel e Gaza se intensificaram desde que o Exército israelense matou o líder militar do Hamas, Ahmed Said Khalil, que controla o território, na quarta-feira passada. Segundo o balanço das agências internacionais, 19 palestinos foram mortos na Faixa de Gaza em ataques aéreos israelenses, incluindo cinco crianças, e três israelenses foram mortos por foguetes palestinos contra o sul de Israel.