O grupo de brasileiros que chegou na manhã desta terça-feira (10) ao aeroporto de Tel Aviv, em Israel, embarcou no início da tarde no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil. Esse voo é parte da operação de repatriação dos brasileiros que se encontravam na área de conflito em Israel e na Palestina.
A decolagem de Tel Aviv estava programada para as 19h (13h no horário de Brasília), com previsão de chegada em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).
Três moradores de Sorocaba (SP) estão entre os brasileiros repatriados: Mirian Duarte da Silva, Romeu Barbosa da Silva Junior e Mara Gleyde. Eles fazem parte de um grupo de 11 turistas brasileiros que viajou a Israel para celebrar uma festa religiosa e foram surpreendidos pelos ataques do Hamas.
O grupo estava hospedado ao lado de um hotel militar, em Jerusalém, e não conseguia passagem para retornar ao Brasil.
"Pessoal, nós estamos em uma alegria só, porque nós estamos aqui no avião da FAB. É uma bênção, o pessoal é muito amoroso. A gente está se sentindo tranquilo. A gente sabe que ainda tem uma jornada, 14 horas de voo até Brasília, mas Deus está conosco e nós estamos muito felizes. Parece que realmente agora a gente vai poder descansar um pouco", disse Miriam logo após o embarque.
"Muito obrigada por todos vocês que nos ajudaram, que divulgaram para poder estar fazendo esse primeiro resgate aqui de Brasileiros. Somos mais de 250 pessoas nesse avião e todos com esse sentimento. Amamos Israel, mas neste momento não dá para ficar aqui. Temos que voltar para o nosso país. Muito obrigada por tudo", completa.