Furacão Milton chega à Flórida e deve provocar destruição em larga escala

Milton estava a cerca de 180 km ao sudoeste de Orlando, com ventos máximos de 205 km/h

O furacão Milton se aproxima de Sarasota, Flórida, como uma tempestade de categoria 3. | Cristóbal Herrera/EPA
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Classificado como um dos furacões mais poderosos das últimas décadas, com grande potencial de destruição, o furacão Milton atingiu a Flórida na noite desta quarta-feira (9), na categoria 3, conforme o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Naquele momento, Milton estava a cerca de 180 km ao sudoeste de Orlando, com ventos máximos de 205 km/h por volta das 20h40 no horário local (21h40 em Brasília), segundo as autoridades.

Embora tenha sido rebaixado para a categoria 3 na tarde desta quarta-feira, após seguir pela madrugada rumo à costa oeste da Flórida, o furacão ainda é considerado extremamente perigoso. Especialistas alertam para chuvas intensas, erosão e enchentes, de acordo com o jornal The New York Times.

Marés

Uma das maiores preocupações das autoridades são as marés de tempestade, ou "storm surges", fenômeno em que os ventos empurram grandes volumes de água do oceano para a costa. Segundo o NHC, essas ondas podem chegar a até 3,8 metros em algumas áreas e, historicamente, são uma das principais causas de mortes relacionadas a furacões.

Evacuação

Seis condados receberam ordens de evacuação obrigatórias e outros estão sob alerta de emergência. A Baía de Tampa, incluindo cidades como Clearwater e Saint Petersburg, está entre as áreas mais ameaçadas. O parque Busch Gardens, em Tampa, fechou as portas, enquanto moradores de outras regiões costeiras, como Venice, buscam abrigos seguros.

Emergência

Até agora, 51 dos 67 condados da Flórida estão em estado de emergência, e 15, com uma população de 7,3 milhões de pessoas, receberam ordens de retirada. O furacão Milton foi registrado como uma das tempestades de intensificação mais rápida da História, levando meteorologistas a cogitar uma nova categoria máxima, a 6, com ventos superiores a 307 km/h.

Efeitos

Mais de 300 mil pessoas estão sem energia elétrica, com a maior parte das interrupções acontecendo na Costa do Golfo. O governador Ron DeSantis anunciou a abertura de 150 abrigos de emergência em todo o estado, que já abrigam 31 mil pessoas e têm capacidade para receber até 200 mil.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES