Nesta quinta-feira (9), a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, em Rafah, foi reaberta para permitir a saída de estrangeiros do território palestino. No entanto, o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeias, relatou que uma nova lista de estrangeiros não foi divulgada na manhã desta quinta-feira.
Os estrangeiros que conseguiram deixar o território hoje são aqueles cujos nomes constavam em listas divulgadas na quarta-feira, mas cujas saídas foram adiadas devido ao fechamento temporário da fronteira por questões de segurança. Assim, a saída dos brasileiros, inicialmente assegurada pelo governo de Israel até quarta-feira, foi novamente adiada.
Um total de 34 pessoas, composto por 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos, solicitaram ao governo brasileiro assistência para serem resgatados. Eles aguardam a autorização para deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
Desde o dia 1º de novembro, foram divulgadas seis listas de estrangeiros autorizados a atravessar a fronteira, e nenhuma delas inclui brasileiros. Até o momento, cerca de 3.432 pessoas receberam autorização para deixar a Faixa de Gaza.