Governo dos EUA emite alerta de tsunami após forte terremoto na Califórnia

Segundo a imprensa norte-americana, ondas podem chegar à baía de São Francisco por volta das 12h10, pelo horário local (17h10, em Brasília). Quase 5 milhões de pessoas vivem na região

Alerta de tsunami é emitido para áreas da Califórnia e do Oregon, em 5 de dezembro de 2024 | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governo norte-americano emitiu um alerta de tsunami para parte dos estados da Califórnia e Oregon, após um terremoto de magnitude 7,0 ser sentido em uma das costas, nesta quinta-feira (5), de acordo com o Serviço Nacional Meteorológico (NOAA, na sigla em inglês).

Segundo a imprensa norte-americana, ondas podem chegar à baía de São Francisco por volta das 12h10, pelo horário local (17h10, em Brasília). Quase 5 milhões de pessoas vivem na região. Emissoras locais de TV mostraram veículos indo para regiões montanhosas.

POPULAÇÃO EM ALERTA

O alerta foi enviado aos moradores por telefone, com as autoridades orientando-os a buscar locais elevados. A CBS News informou que escolas da região costeira da Califórnia estão sendo evacuadas, assim como o zoológico de São Francisco.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o epicentro do tremor foi registrado no mar, a uma distância de 63 km da cidade costeira de Petrolia. O terremoto aconteceu a uma profundidade de 600 metros.

TERREMOTO E TREMORES

O USGS também registrou um segundo terremoto de 5,8 no continente, perto da cidade de Cobb, a 159 km de São Francisco.

Além disso, tremores menores foram sentidos cerca de 10 minutos depois no Havaí, que fica a mais de 3 mil quilômetros de distância da Califórnia.

Até a publicação desta matéria, não houve registro de danos e/ou vítimas na região.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES