Atualmente, ele já pode levantar mais de duas vezes o seu próprio peso.
Jake Schellenschlager, de Glen Burnie, Maryland, EUA, vem estabelecendo recordes mundiais em sua categoria de peso - em 55 kg - depois de dedicar-se à formação nos últimos dois anos e meio.
Com 1,61m de altura, o adolescente já foi alvo de reportagens no Washington Post sobre seu amor ao esporte e suas aspirações para o futuro - enquanto seus pais insistem que é seguro seus exercícios e não atrapalha seu corpo que ainda está em desenvolvimento.
Ele começou a treinar com a idade de 12 anos quando viu seu pai levantando pesos na garagem.
"Ele me disse que queria ser o garoto mais forte do mundo, um dia?, disse seu pai, Chris Schellenschlager, em seu site. É o sonho de Jake continuar competindo e batendo recordes em sua categoria de peso. Em junho, ele quebrou o recorde mundial para o agachamento para a sua idade e peso nas Powerliftng Bench Press Championships em York, na Pensilvânia.
Os especialistas dizem que proezas físicas do adolescente são possíveis devido à sua força mental: "Ele não sente que ele pode ser derrotado", declarou Sarni ao Washington Post. "É essa força interior que lhe diz: Eu posso fazer isso?.
O EUA Powerlifting diz que milhares de adolescentes competem em todo o país e os seus concorrentes mais jovens são de 14 anos. Há também programas para a juventude, onde crianças a partir dos oito levantam pesos para se divertir.
Mas, enquanto a Academia Americana de Pediatria apóia o treinamento de força para atletas adolescentes, adverte os jovens contra o Powerlifting, enquanto eles ainda estão crescendo.
"Não é de alto risco para elevadores de máximo peso ou levantamentos explosivos durante a sua fase rápida de crescimento", disse Paul Stricker, um companheiro da Academia Americana de Pediatria.
"Essa é a nossa maior cautela. Só não recomendo que eles façam elevadas máximas ou levantamentos explosivos até que tenham terminado a maioria de seu surto de crescimento".
Chris Schellenschlage, 42, disse que está ciente dos riscos para a saúde de seu filho, mas garante que Sarni é sempre supervisionado.
"Alguns não acreditam que é bom ter filhos levantando peso muito cedo", disse ele. "Jake nunca reclama de dores ou sofre, e ele faz check-ups regulares?.
Sua mãe, Brandy, disse que ela estava preocupada com os levantamentos de pesos, mas logo raciocinou que era como se ele jogasse qualquer outro esporte.
Seu pai acrescentou: "Você não quer que o seu filho fique sentado em um sofá jogando games o dia todo?.