Muitas pessoas já morreram ao redor do mundo tentando fazer selfies, outras milhares já causaram prejuízos ao tentar fazer os autoretratos, foi o que aconteceu na estação de trem do Rossio, em Lisboa. Uma estátua do rei português Dom Sebastião, foi derrubada de seu pedestal original e ficou em pedaços.
Acontece que um homem de 24 anos subiu no suporte da estátua perto da meia-noite para tirar uma selfie mais "intimista" com D. Sebastião e acabou derrubando a escultura. O desastrado não se feriu e ainda tentou fugir correndo, mas vários comerciantes e pedestres testemunharam o ocorrido e chamaram as autoridades. Ele foi detido pela polícia enquanto tentava escapar.
A estátua tinha 126 anos e ficou irreconhecível, em pedaços. O caso foi levado ao Ministério Público local por se tratar de um objeto de enorme valor histórico e um monumento protegido. Ele deve passar por um longo processo de recuperação, mas dificilmente manterá a aparência original. Os responsáveis pela manutenção do local ainda afirmaram que não vão fixar a estátua com parafusos ou algo parecido, já que algo parecido nunca havia acontecido em mais de um século.