Idoso de 101 anos e outras três pessoas são resgatados com ferimentos leves uma semana após terremoto no Nepal

Pelo menos 7.050 pessoas morreram em decorrência do terremoto. Mais de 14 mil ficaram feridas.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Apesar da escassez de chances de sobrevivência para os soterrados após o terremoto no Nepal, um idoso de 101 anos foi resgatado com vida uma semana depois do terremoto, nos escombros em sua casa.

Outras três pessoas foram retiradas com vida de uma residência no distrito de Sindhupalchowk, a noroeste de Katmandu. A área é uma das mais afetadas pelo sismo, já que é próxima ao epicentro.

De acordo com o funcionário da polícia Arun Kumar Singh, o ancião Funchu Tamang foi retirado no sábado de sua casa no distrito de Nuwakot, e está no hospital. Teve apenas leves ferimentos.

— Ele foi trazido ao hospital distrital. Sua condições é estável. Teve lesões no tornozelo esquerdo e na mão. A família está com ele.

A polícia e o Exército nepaleses encontraram três mulheres vivas neste domingo, depois de oito dias sob escombros de uma casa. Chefe de governo local, Surya Prasad Upadhaya falou à AP que elas foram levadas no domingo para um hospital militar perto da vila de Syauli.

A casa em que uma estava se encheu de lama após uma avalanche. A das demais desabou. Elas se recuperam bem, disseram as autoridades.

VILA ARRASADA

Já em Rasuwa, a vila de Langtang (a pouco mais de 50km de Katmandu) foi inteiramente arrasada pela avalanche. Mais de 51 corpos foram achados, e o número de vítimas ainda deve aumentar consideravelmente, segundo Ganga Sagar Pant, chefe da Associação de Agências de Trekking do Nepal. A região é muito frequentada por montanhistas.

— Só restaram pertences espalhados como bolsas e casacos, e todas as casas foram jogadas barranco abaixo. Nada sobrou, e acho improvável que alguém tenha sobrevivido — lamentou Pant.

Cinquenta e cinco casas são usualmente usadas para hospedar turistas por lá, segundo ele. A população normal de Langtang é de 200 pessoas, e todas estão desaparecidas, segundo Uddhav Bhattarai, representante do distrito. O tempo chuvoso não tem ajudado a chegar perto.

Neste domingo, as autoridades nepalesas bloquearam a entrada de aviões de grande porte no único aeroporto internacional do país, que fica na capital, Katmandu. A pista não estaria suportando o grande fluxo destas aeronaves.

Pelo menos 7.050 pessoas morreram em decorrência do terremoto. Mais de 14 mil ficaram feridas.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES