Pelo menos 30 pessoas morreram e 50 estão desaparecidas nas últimas horas em consequência das inundações e dos deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas de monção na Índia, segundo informa nesta segunda-feira (17) a imprensa local.
No estado de Uttarakhand (norte), dez pessoas morreram, e 50 permanecem desaparecidas. Cerca de 100 casas foram derrubadas em consequência das fortes chuvas, que transbordaram os rios locais.
As vítimas morreram devido ao desabamento de casas, deslizamento de terras e queda de pontes por causa das enchentes registradas na região, onde as previsões meteorológicas anunciam mais precipitações nos próximos dias.
Segundo a rede "NDTV", cerca de 30 mil pessoas ficaram presas no vale de Kedarnath, onde fica um local de peregrinação hindu visitado nesta época do ano.
A Organização de Estradas da Fronteira está reparando as vias de comunicação cortadas pelos deslizamentos e pelas chuvas.
No Estado de Gujarat, as fortes chuvas deixaram 12 mortos no domingo (16), oito deles em consequência de raios.
Além disso, no estado de Himachal Pradesh, no norte do país, cinco membros de uma mesma família, entre eles três crianças, morreram quando sua casa foi esmagada por um deslizamento de terra causado pelas chuvas.
Na cidade de Pune, no estado ocidental de Maharashtra, três mulheres morreram esmagadas por um muro que desabou.
Enquanto isso, na cidade de Mumbai, as autoridades aconselharam os moradores a não sair de suas casas. As inundações são frequentes na Índia na época de monção, que este ano se antecipou.