Ali Khamenei, o líder supremo do Irã, prometeu nesta segunda-feira (31) uma “resposta firme” em caso de ataque ao seu país, após as ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Eles estão ameaçando provocar danos (...) se for o caso, certamente haverá uma resposta firme, disse Khamenei em um discurso em Teerã por ocasião do fim do Ramadã, o mês de jejum para os muçulmanos.
Embora não tenha mencionado explicitamente Trump, o discurso pareceu uma resposta às ameaças dos últimos dias.
ACORDO OU BOMBAS
O presidente republicano afirmou, em entrevista ao canal NBC no domingo (30), que "haverá bombardeios" no Irã se não houver um acordo sobre o programa nuclear de Teerã.
Os países ocidentais acusam há décadas o Irã de querer desenvolver armas nucleares, o que o país nega. Teerã alega que seu programa tem apenas objetivos civis.
Em 2018, durante seu primeiro mandato como presidente, Trump retirou os Estados Unidos de um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano e voltou a impor sanções ao país. O acordo, assinado em 2015 entre Teerã e as potências ocidentais, obrigava o Irã a limitar seu programa nuclear em troca de uma flexibilização das sanções econômicas.