Javier Milei cancela participação na cúpula do Mercosul em meio à tensão com Lula

O presidente argentino, por outro lado, confirmou sua presença na Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC), que acontecerá neste fim de semana

Javier Milei, presidente da Argentina, cancela ida a evento do Mercosul | Foto: Reuters/Via BBC
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente argentino Javier Milei optou por não participar da próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, agendada para 8 de julho no Paraguai. Com informações do La Nación.

Por outro lado, ele confirmou sua presença na Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC), que acontecerá neste fim de semana em Camboriú, onde também estará presente o ex-presidente Jair Bolsonaro.

CRISE BILATERAL

A decisão de Milei de não comparecer à reunião de presidentes do Mercosul foi comunicada por fontes do governo brasileiro à imprensa. A viagem do presidente argentino ao balneário de Santa Catarina foi reportada pelo jornal La Nación e é considerada "provável" pelo governo de Milei. Ambas as decisões geraram preocupação entre fontes brasileiras, que temem um agravamento da crise bilateral.

Na CPAC, além de Milei, também estarão presentes os líderes de extrema direita José Antonio Kast, do Chile, e Eduardo Verástegui, do México. Em 2022, ainda como deputado, Milei participou de um encontro do grupo no Brasil. 

LULA X MILEI

A tensão entre Milei e Lula teve início durante a campanha eleitoral argentina de 2023, quando o candidato de extrema direita se referiu ao presidente brasileiro como comunista e corrupto. Apesar de tentativas diplomáticas subsequentes, com visitas oficiais e reuniões entre os líderes, a paz relativa entre os dois países parece ter sido rompida recentemente.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES