Marido comove mundo ao mostrar a luta da mulher contra câncer de mama

Fotógrafo Angelo Merendino registrou dia a dia de Jennifer desde o diagnóstico da doença.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Esta não é uma história de amor convencional. O vilão, um câncer, parece roubar a cena do romance do fotógrafo Angelo Merendino e da executiva Jennifer Merendino, um casal de Nova York. Mesmo sem a perspectiva de um final feliz, os dois uniram forças para combater a doença. E, juntos, mostraram ao mundo a luta pela vida e a força dessa união.

Em 2008, Jennifer foi diagnosticada com tumor nas mamas. A doença foi descoberta apenas cinco meses depois do casamento dela com Angelo. Em seu blog, ele relembra como reagiram ao resultado dos exames.

? "Respira fundo" virou nosso mantra. A ansiedade costumava aparecer sem avisar e nós percebemos que aquilo não era um sonho"

Quando Jen, como Angelo costumava chamá-la, precisava ir ao hospital, geralmente ela estava sentindo uma dor quase incontrolável. Às lágrimas, segurava-o forte pelo braço e dizia que só conseguiria suportar o sofrimento se Angelo fixasse os olhos no olhar dela.

? Nós nos amamos com cada fragmento das nossas almas. Jen me ensinou a amar, a ouvir, a doar e a acreditar nos outros e em mim

Jennifer venceu o câncer de mama ainda em 2008. Entretanto, menos de dois anos depois, exames mostraram metástases, ou seja, a doença se espalhou para outras partes de seu corpo.

O câncer atingiu os ossos de sua cintura, o fígado e o cérebro de Jen. Para combater os tumores, Jen teve que passar por diversas sessões de quimioterapia.

A quimioterapia é um tratamento agressivo. Visa à destruição das células cancerosas, mas acaba danificando também as células saudáveis do paciente. Por isso, Jen sofria de uma dor crônica, advinda dos efeitos colaterais de sua medicação.

Esse sofrimento físico e, claro, psíquico comprometia a rotina do casal. Tanto Jen quanto Angelo achavam que os amigos ou parentes que moravam em outros estados dos EUA não estavam entendendo a situação que enfrentavam.

? As pessoas tendem a partir do pressuposto de que o tratamento faz você se sentir melhor, que as coisas voltam a ficar OK, que a vida volta ao "normal". Porém, não existe nada normal na terra do câncer.

Como os outros podem entender que nós temos que conviver com esse incômodo dia a dia?", questionava-se o casal.

Para compartilhar essa dura realidade com familiares e amigos, Angelo começou a registrar em fotos todos os momentos de Jen.

A princípio, o casal só queria mostrar as cenas para as pessoas próximas. Entretanto, os dois "escolheram encarar todos e postar as informações na rede, se as pessoas quisessem [buscar]", disse Angelo ao site The Huffington Post.

A luta de Jen contra o câncer virou um ensaio fotojornalístico, um documentário sobre "o desafio, a dificuldade, medo, tristeza e solidão" na batalha mais importante da vida dos dois.

As imagens do dia a dia de Jen foram publicadas na internet. O projeto foi batizado de A Batalha que Nós Não Escolhemos: a luta da minha mulher contra o câncer de mama.

Segundo Angelo, o objetivo é "humanizar a face do câncer".

? [Minhas fotos] mais do que tudo mostram nosso Amor. Essas fotos não nos definem, mas elas são nós

Jennifer morreu aos 40 anos em 2011. Em sua lápide, está escrito: "Eu amei tudo isso".

Desde o adeus dela, Angelo tem recebido muito incentivo e elogios dos internautas do mundo inteiro, comovidos com a luta de sua mulher e a história de amor dos dois.

O ensaio sobre a dor e o amor de Jen e Angelo está ao alcance de todos na internet: A Batalha que Nós Não Escolhemos: a luta da minha mulher contra o câncer de mama .

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES