Um médico americano que tinha sido sequestrado esta semana pela insurgência talibã foi libertado neste domingo no Afeganistão em uma operação conjunta das forças de segurança locais e dos Estados Unidos, informou a Otan em comunicado.
Dilip Joseph, que tinha sido sequestrado no último dia 5, foi libertado em uma região situada no distrito de Sarobi, na província de Cabul, de acordo com a nota.
"A missão de hoje exemplifica nosso inquebrantável compromisso de derrotar os talibãs", afirmou o general John R. Allen, comandante das forças americanas e da Otan no país asiático.
Segundo declarou à agência afegã AIP o governador de Sarobi, Muhamad Haqbin, Joseph estava visitando com uma equipe médica uma área de Sarobi sem ter informado previamente às autoridades locais quando foi sequestrado pelos fundamentalistas.
Os sequestros de voluntários ou trabalhadores estrangeiros são relativamente frequentes no Afeganistão, onde a insurgência talibã e outros grupos afins têm presença em grande parte do território.