Médicos cogitaram parar tratamento do Papa durante internação e deixá-lo morrer

Sergio Alfieri revelou, em entrevista a jornal italiano, que o estado de saúde do pontífice de 88 anos ficou crítico em dois momentos e falou em 'milagre'.

O Papa Francisco durante sua saudação no último domingo, da sacada do Hospital Gemelli | Reprodução/Vatican Media Divisione O Papa Francisco durante sua saudação no último domingo, da sacada do Hospital Gemelli | Foto: Reprodução/Vatican Media Divisione
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Papa Francisco enfrentou um momento crítico durante sua internação por pneumonia, quando seus médicos quase interromperam o tratamento para permitir que ele morresse em paz. 

A revelação foi feita por Sergio Alfieri, chefe da equipe médica do pontífice, em entrevista ao jornal italiano "Corriere Della Serra" nesta terça-feira (25). O pior momento ocorreu em 28 de fevereiro, quando seu estado de saúde se agravou. 

Foi o pior momento. Pela primeira vez vi lágrimas nos olhos de algumas pessoas ao seu redor. Pessoas que, percebi durante esse período de internação, o amam sinceramente, como um pai. Estávamos todos cientes de que a situação havia piorado ainda mais e que havia um risco real de que ele não sobrevivesse.

Segundo Alfieri, o pontífice, que estava consciente todo tempo, sabia que estava mal e falou: "Está ruim". 

Mesmo quando sua condição piorou, ele estava totalmente consciente. Aquela noite foi terrível. Ele sabia, assim como nós, que talvez não sobrevivesse àquela noite. Vimos que estava sofrendo. Mas desde o primeiro dia ele nos pediu para lhe contar a verdade. Nunca nada foi modificado ou omitido.

Segundo o médico, Massimiliano Strappetti, assistente pessoal do Papa e responsável por suas decisões médicas, optou por tentar todas as medidas para salvá-lo, mesmo diante do risco de novas complicações. 

Tivemos que escolher entre parar e deixá-lo ir, ou forçá-lo e tentar todos os medicamentos e terapias possíveis, correndo o risco muito alto de danificar outros órgãos. E no final nós tomamos esse caminho. Massimiliano Strappetti disse: 'Tente de tudo, não desista'. Foi o que todos nós pensamos também. E ninguém desistiu.

Papa se recupera com reabilitação

O Vaticano informou nesta terça-feira (25) que o Papa Francisco continua com terapia farmacológica e reabilitação respiratória para recuperar a fala e a respiração. Segundo a Santa Sé, ele tem concelebrado missas na capela da Casa de Santa Marta e, nos últimos dias, recebeu apenas seus colaboradores mais próximos, sem previsão de nova aparição pública.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com