O presidente da China, Xi Jinping, deu nesta segunda-feira (4) as boas-vindas aos quatro líderes dos países emergentes que junto com a China formam o bloco dos Brics, com uma cerimônia no Centro Internacional de Convenções da cidade costeira de Xiamen.
As comitivas presidenciais chegaram ao moderno edifício, situado no litoral chinês mais próximo à ilha "rebelde" de Taiwan, através de uma estrada junto a uma praia que, por razões de segurança, foi fechada ao público.
O primeiro a chegar e percorrer o longo tapete vermelho do centro de convenções foi o presidente Michel Temer, seguido do seu colega da África do Sul, Jacob Zuma; do premiê indiano, Narendra Modi; e do presidente russo, Vladimir Putin.
Os quatro líderes percorreram dezenas de metros de tapete vermelho, ladeados por soldados com baionetas, antes de entrar no prédio onde acontecerá a cúpula.
Depois que todos chegaram, o anfitrião, Xi Jinping, apertou a mão de seus quatro convidados e os cinco posaram para a foto oficial do evento.
Com Temer e Modi nos extremos, os cinco líderes do bloco de países emergentes se deram a mão para simbolizar a unidade dos principais países em desenvolvimento do planeta, uma aliança que apenas tem uma década de existência, mas que espera ter cada vez mais voz na comunidade internacional.