Milhares de pessoas, a maioria turistas, comemoraram nesta segunda-feira o 2.767º aniversário do nascimento de Roma no Circus Máximus, no coração da capital italiana.
Gladiadores, cavaleiros, jovens em túnicas vermelhas e flores no cabelo relembraram os hábitos e tradições da Roma antiga.
"Desfrute de Roma!", recomendou aos turistas o prefeito da capital italiana, Ignazio Marino, que participou das festividades.
"Nós organizamos um grande cortejo histórico no Circus Maximus", o famoso estádio para corridas de bigas da Roma antiga, "com a participação de mais de 1.600 pessoas de toda a Europa", disse Sergio Iacomoni, o presidente da associação cultural Grupo Histórico Romano, que organiza o cortejo.
As ruas apinhadas de pessoas para a festa coincidiu com a segunda-feira de Páscoa o que contribuiu para um belo dia ensolarado.
O aniversário de Roma, conhecido como o "Natale di Roma" (Natal de Roma), foi esquecido com a queda do Império Romano e foi reavivado no momento da unificação da Itália há 150 anos pelo fascismo como o feriado nacional.
Na década de 60, os prefeitos de esquerda e direita resgataram a comemoração.
No tempo de César, dois estudiosos, o historiador Marco Terenzio Varrone e o astrólogo Taruzio Lucio, estabeleceram o nascimento da República romana em 509 a.C. e somaram os 244 anos do regime dos Sete Reis, a primeira forma de governo da cidade-Estado de Roma.
Desta foram definiram o 21 de abril como sendo o dia em que o lendário Rômulo estabeleceu o perímetro inicial da cidade em 753 a.C.