Cinco anos depois de ter o rosto queimado pelo marido, Carmen Tarleton, de 44 anos, consegue um transplante facial.
A mulher, que mora em Vermont, nos Estados Unidos, sofreu queimaduras graves em mais de 80% de seu corpo e rosto, deixando-a completamente desfigurada, segundo o site Daily Mail.
Nos primeiros 90 dias após o ataque, Carmen foi submetida a 38 cirurgias. E agora, no início deste mês, uma equipe composta por 24 médicos realizou um transplante de 15 horas para reconstituir a pele do rosto, pescoço, nariz e lábios. Além disso, eles também reconstruíram as artérias, nervos e músculos faciais.
Apesar de a operação ter sido um sucesso, a paciente ainda pode sofrer com problemas vasculares.
?Esta é a grande oportunidade que tenho em minha vida. Eu vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para garantir bons resultados no tratamento?, diz Carmen.
O cirurgião dr. Bohdan Pomahac, explica que a recuperação da paciente exige tempo para que os movimentos do rosto voltem aos poucos. ?A sensibilidade e a função motora de Carmen vão levar cerca de três a seis meses para voltar?, diz o médico.
Além disso, os médicos irão avaliar a função motora em volta de seus olhos para determinar que tipo de procedimento deverá ser realizado para recuperar o movimento das pálpebras. Infelizmente, ela não pode enxergar.
Depois de passar por essa tragédia e uma difícil recuperação, Carmen se sente grata por ter recebido força da família e dos amigos. ?Estamos todos entusiasmados para entrar em um novo capítulo de nossas vidas juntos?, diz Carmen.