Nasa começa nova missão no fundo do Oceano Atlântico

Quatro astronautas ficarão 12 dias em submarino com função de laboratório

Astronautas chegam ao fundo do mar onde permanecerão por 12 dias | Reprodução/Nasa
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Nasa (agência especial norte-americana) viajou mais uma vez ao fundo do Oceano Atlântico para simular a visita a um asteroide. A operação submarina, que começou nesta segunda-feira (11), faz parte da 16ª edição das ?Missões de Operação em Ambientes Extremos? (Neemo, na sigla em inglês).

Segundo a agência, a viagem começou às 11h04 (12h04 no horário de Brasília). No site da Nasa, imagens em tempo real mostram detalhes da jornada.

A equipe de quatro astronautas vai permanecer por 12 dias dentro do laboratório submarino Aquarius, um cilindro incrustado a cinco quilômetros e meio da costa de Key Largo, no sul da Flórida. O Aquarius é o único laboratório e hábitat submarino permanente do mundo.

A equipe pretende testar novas soluções de engenharia que permitiriam os astronautas a explorar asteroides.

?Nós estamos tentando olhar para o futuro e entender como poderíamos operar um asteroide?, disse o astronauta Mike Gernhardt, líder da operação.

Participam da missão Dorothy Metcalf-Lindenburger, astronauta da Nasa, Kimiya Yiu, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e Timothy Peake, da Agência Espacial Europeia.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES