Um barco no qual viajavam dezenas de imigrantes ilegais naufragou nesta quarta-feira (15) na ilha australiana de Christmas, no oceano Índico, causando a morte de dezenas de passageiros e o desaparecimento de vários outros, informaram testemunhas à imprensa local.
O número exato de vítimas ainda é incerto. De acordo com comunicado da alfândega australiana, no entanto, as cifras atuais estão em 27 mortos e 42 pessoas resgatadas.
- Às 18h locais (6h de Brasília), 41 pessoas haviam sido resgatadas vivas e outra conseguiu nadar até a costa. Mas, infelizmente, as primeiras informações revelam que 27 corpos foram encontrados até o momento.
Mais cedo, a porta-voz da organização Flying Doctors, Lesleigh Green, citada por veículos de comunicação australianos, fez um balanço parcial diferente.
- Segundo nossas informações, ainda sem confirmação, deve haver cerca de 50 mortos e 33 feridos.
O primeiro-ministro interino da Austrália, Wyane Swan, confirmou a morte de "várias pessoas" no naufrágio, mas sem oferecer dados concretos sobre o número de vítimas e de pessoas resgatadas, de acordo com a emissora ABC.
Swan assinalou que as equipes de resgate, com a participação da Marinha, estão enfrentando condições "muito difíceis". A primeira-ministra da Austrália, Julia Guillard, anunciou que suspenderá suas férias para retornar ao país já nesta quarta-feira.
Barco levava até cem pessoas
De acordo com os primeiros relatos, a embarcação de madeira transportava entre 70 e cem imigrantes do Oriente Médio, principalmente iraquianos e iranianos.
O barco afundou de madrugada na Ilha Christmas, onde a Austrália tem um centro de detenção de imigrantes, quando tentava se aproximar da margem com o mar muito agitado.
Um morador da região disse ao jornal The West Australian que bebês, crianças e mulheres estavam entre as vítimas.
- Atiramos cordas desde as rochas e pelo menos duas centenas de coletes salva-vidas. Umas 15 ou 20 pessoas conseguiram colocar os coletes, mas há corpos na água. A onda foi incrivelmente grande.
A testemunha do desastre disse que o motor do barco não funcionava adequadamente.
- Seu motor não funcionava e perderam toda a força. No princípio, parecia que tudo ia bem e que poderiam se aproximar da caverna Flying Fish, mas depois veio uma onda enorme e os levou em direção às rochas.
Em comunicado, a Polícia Federal da Austrália disse que está coordenando uma resposta ao desastre com outras agências do governo da ilha Christmas.
- A resposta está em andamento e a prioridade é a segurança de todas as pessoas envolvidas no acidente.
Milhares de imigrantes ilegais viajam todos os anos para a Austrália em busca de trabalho e de uma nova vida, razão pela qual o país começou a impedir sua entrada para que não pudessem pedir asilo.