O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou nesta quarta-feira (7) a proposta de cessar-fogo na guerra contra o grupo terrorista Hamas, que havia dado resposta positiva para a proposta de nova trégua na terça-feira (6), segundo o premiê do Catar.
Em comunicado à imprensa, Netanyahu rejeitou os termos do cessar-fogo e também insistiu na vitória sobre o Hamas, que aconteceria nos próximos meses. A guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza acontece desde 7 de outubro de 2023.
Em resposta, um oficial do Hamas disse que a resposta de Netanyahu à proposta de trégua evidencia a vontade do primeiro-ministro israelense de protagonizar conflitos na região.
As negociações da proposta da nova trégua na guerra é intermediada por Catar, Estados Unidos e Egito. Haverá uma nova ronda de negociações na quinta-feira (8) no Cairo, no Egito, com a presença de premiês dos países envolvidos na guerra e na intermediação do cessar-fogo.
O oficial do Hamas no Líbano Osama Hamdan informou que uma delegação do grupo terrorista palestino liderada pelo oficial Khalil Al-Hayya viajará na quinta (8) para o Cairo para dar continuidade às negociações de cessar-fogo com o Egito e o Catar.
O grupo apresentou suas observações sobre a proposta para garantir um cessar-fogo permanente e abrangente, a entrada de ajuda para suprimentos alimentares e o levantamento do cerco a Gaza.