A forte tempestade que atinge neste sábado (9), pelo segundo dia consecutivo, o nordeste dos Estados Unidos, provocou a morte de ao menos duas pessoas e paralisação nos transportes e cortes de energia, que afetam meio milhão de habitantes.
O fenômeno gera nevascas de 46 centímetros nos estados de Nova York e Connecticut, interrompendo o funcionamento de aeroportos e rodovias, e deixando milhões de pessoas bloqueadas.
Uma jovem perdeu o controle de seu carro em uma rodovia perto de Poughkeepsie, Nova York, matando um homem de 74 anos que caminhava sobre a neve.
Em Auburn, New Hampshire, um homem morreu ao perder o controle de seu veículo e bater contra uma árvore.
O serviço meteorológico nacional (NWS) previu até 60 centímetros de neve e possíveis ventos de 110 km/h de Nova Jersey até o Maine, na fronteira com o Canadá, em uma faixa litorânea que inclui os estados de Nova York, Connecticut, Rhode Island e Massachusetts.
As companhias aéreas suspenderam seus voos que decolariam ou aterrissariam dos três aeroportos de Nova York (JFK, La Guardia e Newark) devido à grande tempestade, anunciou o escritório do governador Andrew Cuomo.
Apesar da suspensão de todos os voos, os aeroportos continuavam tecnicamente abertos, informou um porta-voz da autoridade aeroportuária.
Mais de 4.500 voos foram cancelados entre sexta-feira e sábado nos aeroportos do nordeste dos Estados Unidos, segundo o site especializado Flightaware.com.
Cerca de 1.500 cancelamentos correspondiam a voos nos três aeroportos nova-iorquinos.