O sindicato dos atores de Hollywood (Screen Actors Guild - SAG) entregou a "O discurso do rei" dois dos principais troféus de sua premiação na noite deste domingo (30) e confirmou o favoritismo do filme de Tom Hooper para a noite do Oscar, em 27 de fevereiro.
"O discurso do rei" levou os prêmios de Melhor Elenco de Cinema - o mais concorrido da festa - e também o de Melhor Ator de Cinema, para Colin Firth. O ator britânico é um dos mais cotados para levar a estatueta da categoria no Oscar.
Outro destaque da noite foi o longa "O vencedor", premiado nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale) e Melhor Atriz Coadjuvante (Melissa Leo).
Natalie Portman foi escolhida por seus colegas de profissão como Melhor Atriz por seu papel no drama "Cisne negro", de Darren Aronofsky. Grávida de seu primeiro filho, ela agradeceu ao sindicato por protegê-la quando ainda era adolescente e começou a trabalhar no cinema. Uma das grandes favoritas ao Oscar em sua categoria, Portman venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz no último dia 17. .
"A rede social", considerado uma das principais ameaças a "O discurso do rei" no Oscar não recebeu nenhum prêmio do SAG.
Baseado na história do rei George VI, que tem de contornar problemas de gagueira para ascender ao trono da Grã Bretanha, "O discurso do rei" também venceu neste sábado o prêmio de Melhor DIreção no Directors Guild of America Awards, promovido pelo sindicato dos roteiristas. O filme de Tom Hooper já havia sido escolhido na semana como melhor do ano pelos produtores de Hollywood.
Considerando os perfis dos vontantes da Academia, em sua maioria atores, diretores e produtores da indústria de Hollywood, o bom desempenho de "O discurso do rei" nas respectivas premiações o coloca como um dos mais prováveis vencedor da noite do Oscar. O filme está indicado em 12 categorias, maior número de indicações deste ano.
Confira a seguir a lista completa dos vencedores da premiação do sindicato dos atores (SAG):
CINEMA
Melhor Elenco
"O discurso do rei"
Melhor Ator
Colin Firth, "O discurso do rei"
Melhor Atriz
Natalie Portman, "Cisne negro"
Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale, "O vencedor"
Melhor Atriz Coadjuvante
Melissa Leo, "O vencedor"
TELEVISÃO
Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV
Claire Danes, "Temple Grandin"
Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV
Al Pacino, "You don"t know Jack"
Melhor Elenco - Série de Comédia
"Modern family"
Melhor Atriz - Série de Comédia
Betty White, "Hot in Cleveland"
Melhor Ator - Série de Comédia
Alec Baldwin - "30 rock"
Melhor Elenco - Série de Drama
"Boardwalk empire"
Melhor Atriz - Série de Drama
Juliana Margulies, "The good wife"
Melhor Ator - Série de Drama
Steve Buscemi, "Boardwalk empire"
Prêmio Especial pela Carreira
Ernest Borgnine