
O presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou nesta sexta-feira (15) em sua visita em Juiz de Fora (MG), se a crise econômica na Argentina forçará o Brasil a criar uma nova Operação Acolhida para receber imigrantes fugindo do país vizinho.
O colapso socioeconômico, com a inflação alta, que a Argentina vem atingindo, poderá gerar impactos e crises migratórias, além da probreza e o desemprego.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC) divulgados na quinta-feira (14), a taxa de inflação argentina chega a 64% em 12 meses e a 36,2% no acumulado de 2022.

“Veja para onde está indo a economia da nossa Argentina aqui do lado. Será que brevemente vamos ter que fazer uma Operação Acolhida na Argentina a exemplo da Operação Acolhida em Roraima? Metade da população já está na linha da pobreza. O segundo país mais rico aqui da América do Sul, nosso grande parceiro comercial ainda”, afirmou durante o evento.
Manifestantes ocupam constantemente as avenidas da Casa Rosada, sede do governo. Eles exigem um encontro com a ministra da Economia, Silvina Batakis. Durante o ato, eles cobram um auxílio correspondente a R$ 850 por pessoa para lidar com as consequencias da inflação.