Sean Connolly é pai de Iris, uma menina de três anos que luta contra um câncer no cérebro, na Inglaterra. A garota sofreu perdas de memória em virtude do tratamento de radioterapia, e por conta disso ela sofre dificuldades de aprendizado.
Buscando auxílio nas novas tecnologias, seu pai, que é desenvolvedor, fez um aplicativo para iOS para ajudar sua filha a aprender a escrever.
O funcionário público inglês chegou a testar aplicativos disponíveis na AppStore, voltados para a educação, mas ficou insatisfeito com os resultados.
Precisando incentivar ao máximo a cognição da filha doente, resolveu ele mesmo desenvolver uma proposta mais bem acabada de aplicação, voltado para a alfabetização. O aplicativo, Share My ABCs, deu tão certo que virou uma iniciativa comercial.
O Share My ABCs tem uma mecânica simples: ele mostra figuras de animais e ensina a diferença que há entre uma letra minúscula e maiúscula. Além disso, o software permite que a criança escreva o nome da figura, deslizando o dedo na tela e, assim, escrevendo o contorno das letras que formarão as palavras.
Como todo app que se preze, o aplicativo também permite que a criança compartilhe seus resultados. Foi assim que a mãe de Iris, Debra, que mora na Nova Zelândia, acompanhou o progresso de sua filha. O aplicativo permite que a criança escreva mensagens e as salve em formato de e-card (e este pode ser enviado por e-mail para parentes, por exemplo).
Foi assim que a pequena Iris conseguiu escrever uma mensagem para seu irmão adotivo, que reside com sua mãe na Nova Zelândia. Sean desenvolveu a ideia e a apresentou para uma empresa de desenvolvimento de apps.
A ideia rende à família de Sean 25% do lucro com os downloads do serviço, disponível para download em vários países.