Papa Francisco agradece orações e pede paz na Ucrânia enquanto segue internado

Pontífice enfrenta pneumonia bilateral e deve seguir internado por pelo menos mais uma semana

Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro |  Filippo MONTEFORTE / AFP Papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro | Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News


Internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, o Papa Francisco, de 88 anos, agradeceu neste domingo (23) as orações recebidas e reafirmou sua confiança nos tratamentos médicos. Em mensagem divulgada pela Santa Sé, o pontífice destacou que o repouso faz parte da terapia e elogiou o trabalho da equipe médica.

Agradecimento e apelo pela paz

"De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes", disse Francisco.

Na mesma mensagem, o Papa voltou a pedir orações pela paz, mencionando a situação de países em conflito e lembrando especialmente a guerra na Ucrânia, que completa três anos.

"Amanhã marca o terceiro aniversário da guerra em larga escala contra a Ucrânia: um aniversário doloroso e vergonhoso para toda a humanidade! Convido-vos a recordar das vítimas de todos os conflitos armados e a rezar pelo dom da paz na Palestina, em Israel e em todo o Oriente Médio, em Mianmar, no Kivu e no Sudão", afirmou.

Quadro clínico e internação prolongada

O Vaticano informou que o Papa teve uma noite tranquila após uma crise de asma prolongada na sexta-feira (21), quando seu estado de saúde foi descrito como crítico pela primeira vez. Segundo os médicos, ele não corre risco de morte, mas segue em uma condição delicada devido à idade avançada e à infecção polimicrobiana diagnosticada junto com a pneumonia bilateral.

No domingo, o Vaticano também revelou que Francisco tem recebido oxigenoterapia com almofadas nasais para facilitar a respiração e passará por novos exames clínicos. O pontífice ainda apresenta dificuldades para caminhar longas distâncias, mas continua trabalhando de sua poltrona, se mantendo informado e realizando algumas tarefas administrativas.

Mensagens de apoio e demonstrações de carinho

O Papa Francisco destacou que recebeu inúmeras mensagens de carinho e mencionou, com emoção, as cartas e desenhos enviados por crianças.

"Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigado por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro!", declarou.

Compromissos cancelados

Diante do quadro de saúde, todos os compromissos públicos do Papa foram cancelados. Pelo segundo domingo consecutivo, ele não participou da tradicional oração do Angelus na Praça São Pedro, sendo substituído pelo Arcebispo Rino Fisichella.

A expectativa é que Francisco permaneça internado por pelo menos mais uma semana, enquanto os médicos monitoram sua recuperação. O Vaticano não divulgou imagens do pontífice no hospital, justificando que "não queremos uma foto do Papa em pijama".

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com