O presidente paraguaio, Fernando Lugo, viajará ao Brasil para ser tratado por uma infecção de alto risco que o mantém internado há dias em uma clínica em Assunção, disse neste sábado o ministro de Comunicações, Augusto dos Santos.
Lugo, de 59 anos, está sendo tratado de um câncer linfático em estado avançado e foi hospitalizado na quinta-feira devido ao que os médicos descreveram inicialmente como uma alergia.
Mas o médico infectólogo Eugenio Báez disse a jornalistas que exames de imagens confirmaram a presença de uma infecção na faringe que poderia ser tratada com uma drenagem cirúrgica no hospital Sírio-Libanês de São Paulo, onde o presidente realizou sua terceira sessão de quimioterapia há uma semana.
"Na faringe logo em frente à coluna há líquidos que têm características de um processo infeccioso... É uma área de muito risco porque existe a possibilidade de escorrer para baixo, onde estão os pulmões", disse Báez.
O presidente havia previsto viajar na tarde de sábado e a mídia local informou que Lugo foi internado na clínica, colocando em efeito a transferência do mandato ao vice-presidente Federico Franco, que assumirá as funções em seu lugar.