O governo federal brasileiro está coordenando uma missão de resgate para repatriar cidadãos brasileiros que buscam deixar Israel em meio ao conflito que teve início no último sábado, 7 de outubro. A operação envolve o envio de seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro voo, a partida de Tel Aviv está prevista para o início da tarde de terça-feira. A data e horário de chegada em solo brasileiro está prevista para madrugada de de quarta-feira, por volta da 1h.
O primeiro avião já decolou de Natal, capital do Rio Grande do Norte, no domingo, 8 de outubro. A aeronave fez uma parada na Itália na manhã de segunda-feira, 9 de outubro, para obter autorização para buscar os brasileiros na área de conflito. O voo para Israel está programado para decolar às 4h40 (horário de Brasília) de terça-feira.
Serão utilizadas duas aeronaves KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e mais duas aeronaves cedidas pela Presidência, com capacidade para 40 passageiros cada.
O segundo voo está previsto para deixar Tel Aviv por volta das 12h (horário de Brasília) de quarta-feira e chegar ao Brasil, pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, conhecido como Galeão, às 23h do mesmo dia.
A terceira aeronave partirá no início da tarde de quinta-feira de Tel Aviv, com escalas em Lisboa e Recife, e deverá pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã de sexta-feira.
O quarto avião deixará Tel Aviv no início da tarde de sexta-feira e chegará ao Brasil no mesmo dia, através do Galeão. A operação é uma resposta do governo brasileiro para garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros que se encontram em uma zona de conflito no exterior.