Primeiro-ministro da Eslováquia recebe alta após tentativa de assassinato

Robert Fico sofreu tentativa de assassinato, ficou em estado grave e recebeu alta nesta quinta.

Primeiro-ministro Robert Fico deixou hospital | Nadja Wohlleben/Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, recebeu alta do hospital após ser alvo de uma tentativa de assassinato no último dia 15, quando foi atingido por cinco tiros na cidade de Handlová. A imprensa local informou nesta quinta-feira (30) que Fico foi levado para seu apartamento em Bratislava após deixar o hospital.

O que aconteceu

Durante o atentado, Fico foi ferido no abdômen e no braço. Ele passou por uma cirurgia e, conforme relatado pelo vice-primeiro-ministro Tomas Taraba à BBC, sua recuperação está indo bem, e ele não corre mais risco de vida. Uma bala atravessou a barriga de Fico e outra atingiu uma articulação.

Suspeito foi preso

O suspeito do ataque, um ex-segurança de shopping de 71 anos, foi preso no local. O ministro do Interior, Matúš Šutaj-Eštok, relatou que Fico estava cumprimentando um pequeno grupo de pessoas na rua após uma reunião de governo quando foi alvejado. A investigação inicial sugere uma motivação política para o ataque, e um processo criminal por tentativa de homicídio premeditado foi instaurado.

Para onde foi?

Fico, que foi levado de helicóptero para um hospital em Bratislava, estava consciente durante o trajeto, segundo paramédicos. Ele foi eleito em 2023 e é conhecido por suas posições nacionalistas, antivacina e anti-imigração, além de ser pró-Rússia e crítico da ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia. O ataque foi capturado em vídeo, mostrando Fico cambaleando e sendo apoiado por outras pessoas antes de ser colocado em um carro. Testemunhas no local afirmaram que não havia protestos contra Fico, exceto pelo atirador, que carregava um cartaz.

Pró-Russia

O suspeito, membro da Sociedade Eslovaca de Escritores, já havia feito publicações contra imigrantes e pró-Rússia nas redes sociais. Seu filho, em estado de choque, afirmou não entender o que motivou seu pai a cometer o ataque.

O que diz as autoridades?

A presidente da Eslováquia, Zuzana Caputová, condenou o atentado e desejou uma rápida recuperação a Fico. O líder da oposição, Michal Šimečka, declarou que seu grupo político não tem qualquer ligação com o incidente.

Quem é Fico?

Robert Fico foi o candidato mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023, com uma plataforma pró-Putin e contrária ao apoio da União Europeia e da Otan à Ucrânia. Seu partido, o Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é nacionalista e conservador, criticando o liberalismo social promovido por Bruxelas. Fico também se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e à adoção por esses casais, enquanto suas políticas econômicas são vistas como trabalhistas, fortalecendo direitos trabalhistas e sindicatos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES