Pelo menos 13 pessoas morreram e 50 ficaram feridas após a queda de uma árvore em Funchal, capital do arquipélago português da Madeira. Jornais e sites do país informam que dez pessoas morreram ainda no local e uma criança a caminho do hospital, onde faleceram mais duas pessoas.
De acordo com o jornal português "Diário de Notícias", o primeiro alerta para o acidente foi dado às 12h08 e em cinco minutos depois os primeiros socorristas já estavam no local. Entre os feridos há pessoas de várias nacionalidades, incluindo Alemanha, Hungria e França.
Segundo o jornal, as vítimas participavam de uma festa religiosa em homenagem à Senhora do Monte. A festa é considerada uma das principais da Madeira, e acontece entre os dias 14 e 15 de agosto.
Um carvalho de quase 200 anos caiu sobre vários fiéis que acendiam velas perto de uma fonte, diante de uma imagem de Nossa Senhora do Monte, informou a emissora SIC Notícias.
A árvore que caiu estava sinalizada desde 2014 por representar risco. Ela tinha o tronco oco e estava amarrada. Diversos moradores da região já haviam registrado queixas e solicitado sua retirada.