Um revólver Colt 38 Police Positive que pertenceu ao gângster americano Al Capone foi vendido por 67.250 libras (US$ 109.080 ou R$ 173 mil) em um leilão da casa Christie"s nesta quarta-feira (22) em Londres.
O comprador, anônimo, fez o lance pela internet.
O revólver foi leiloado junto com outros 209 lotes de armas, armaduras, material militar e livros sobre temas bélicos datados entre os séculos X e XX, com valores estimados entre 340 e 97 mil euros.
Alphonse Gabriel "Al" Capone (1899-1947) foi um dos gângsteres mais famosos dos Estados Unidos e foi imortalizado em numerosos livros, artigos e filmes.
O revólver de Capone, propriedade de um colecionador particular, tem gravada uma inscrição indicando sua fabricação em 1929, data significativa na vida do gângster; nesse ano aconteceu o "Massacre do Dia de São Valentim", marcado pelo assassinato de 7 membros de uma gangue rival ordenado pelo criminoso.
A arma foi vendida junto com uma carta pessoal escrita por Madeleine Capone Morichetti, viúva do irmão do gângster, Ralph Capone, na qual confirma que a pistola "pertenceu a Al Capone e foi utilizada apenas por ele enquanto esteve vivo".
Capone foi considerado inimigo público e herói ao mesmo tempo, uma vez que muitos viam nele uma espécie de Robin Hood moderno, graças aos projetos beneficentes aos quais dedicava parte do dinheiro de suas atividades ilícitas.