Saiba qual foi a alimentação das crianças colombianas durante os 40 dias

Eles viajavam com a mãe da aldeia amazônica de Araracuara para San Jose del Guaviare quando o avião caiu na madrugada de 1º de maio.

Saiba qual foi a alimentação das crianças colombianas durante os 40 dias | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As quatro crianças indígenas enfrentaram uma situação extremamente difícil após um acidente de avião na Amazônia, no qual três adultos perderam a vida. Durante 40 dias, elas tiveram que sobreviver na selva até serem encontradas com vida por soldados colombianos. Essa história de busca e resgate com final feliz capturou a atenção da nação, reunindo esforços entre militares e indígenas, grupos que muitas vezes têm interesses opostos.  

Durante o período em que estiveram perdidas na floresta, a farinha de mandioca e o conhecimento sobre as frutas nativas desempenharam um papel fundamental na extraordinária sobrevivência das crianças. A farinha de mandioca, um alimento comum na região, provavelmente foi uma importante fonte de energia e nutrição para elas. 

Além disso, a familiaridade das crianças com as frutas da floresta permitiu que elas encontrassem alimentos naturais para se alimentar, mesmo em um ambiente hostil, repleto de cobras, mosquitos e outros animais. Os integrantes do povo Huitoto, de 13, 9 e 4 anos e 1 ano, deverão permanecer no mínimo duas semanas em um hospital recebendo tratamento após o resgate na sexta-feira (9).

Após a intensa busca e resgate, as crianças foram encontradas no sábado (10) e levadas ao hospital em Bogotá, onde receberam cuidados médicos. A presença de familiares, o presidente Gustavo Petro, autoridades do governo e militares trouxe um momento de alívio e emoção. O ministro da Defesa, Iván Velásquez, informou aos repórteres que as crianças estão sendo hidratadas, mas ainda não estão em condições de se alimentar adequadamente. 

Eles viajavam com a mãe da aldeia amazônica de Araracuara para San Jose del Guaviare quando o avião caiu na madrugada de 1º de maio. O avião monomotor Cessna transportava três adultos e quatro crianças quando o piloto declarou emergência devido a uma falha no motor. A pequena aeronave saiu do radar pouco tempo depois e uma busca por sobreviventes começou.

“Quando o avião caiu, eles retiraram (dos destroços) uma 'fariña' e, com ela, sobreviveram”, disse o tio das crianças, Fidencio Valencia, a repórteres fora do hospital. 'Fariña' é uma farinha de mandioca que as pessoas comem na região amazônica. “Depois que a 'fariña' acabou, eles começaram a comer sementes”, disse Valencia.



Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES