Um ataque perpetrado pelo grupo extremista Hamas no sul de Israel atingiu o festival de música eletrônica Universo Paralello, localizado próximo à Faixa de Gaza, no último sábado (7). No momento do ataque, havia pelo menos 4 brasileiros presentes, de acordo com informações do Ministério de Relações Exteriores. Entre esses brasileiros, uma pessoa ficou ferida e chegou a ser hospitalizada, mas já recebeu alta. Karla Stelzer Mendes é a terceira que está sendo procurada.
Os outros 3 brasileiros, por outro lado, ainda estão desaparecidos. Ranani Glazer e Bruna Valeanu são brasileiros que obtiveram dupla nacionalidade israelense após viverem na região por um período.
Aqui está uma descrição dos brasileiros desaparecidos:
1 - Bruna Valeanu:
Até o momento, Bruna permanece desaparecida. Ela possui dupla nacionalidade, brasileira e israelense, tem 24 anos de idade e é natural do Rio de Janeiro. A última comunicação dela com a família ocorreu no sábado, por volta das 9h, quando relatou ter testemunhado disparos e mortes ao seu redor.
2 - Ranani Nidejelski Glazer:
Ranani também está desaparecido até o momento e possui dupla nacionalidade, brasileira e israelense. Ele tem 24 anos de idade e é natural do Rio Grande do Sul. Ranani reside em Israel há sete anos e prestou serviço militar no país. Nos últimos dias, ele compartilhou uma série de postagens em suas redes sociais sobre eventos em Tel Aviv, a capital de Israel. Em seu perfil no Instagram, há postagens recentes nos stories em que ele compartilhou vídeos da rave da qual estava participando, marcando a localização como Gaza. Pouco tempo depois, ocorreu a invasão ao local, com tiroteios que causaram pânico e fuga das pessoas presentes no evento.
3 - Karla Stelzer Mendes:
Karla Stelzer Mendes também está desaparecida. Ela possui dupla nacionalidade, brasileira e israelense, tem 41 anos de idade e é mãe de um filho de 19 anos que é membro do exército israelense.
Além desses, Rafael Zimerman foi encontrado por soldados israelenses desacordado em um abrigo ao qual se dirigiu quando o bombardeio começou. Ele foi resgatado e está hospitalizado.