O presidente dos Estados Unidos Barack Obama tem uma pequena vantagem de 2 pontos percentuais sobre o adversário republicano Mitt Romney, segundo pesquisa Reuters/Ipsos divulgada neste sábado (27). Obama liderava com 47% ante 45% de Romney entre os possíveis eleitores, uma pequena margem de vantagem.
O resultado do levantamento online deixa a corrida efetivamente empatada, com cada vez menos eleitores suscetíveis a mudar de ideia. A pesquisa revelou que 88% dos eleitores já registrados afirmam que definitivamente irão votar em seus candidatos, ou seja, não pretendem mudar seu voto. Portanto, a dez dias da votação, que será em 6 de novembro, somente 12% disseram que podem mudar de opinião.
Cerca de 15% afirmaram que poderiam mudar de lado na pesquisa Reuters/Ipsos da semana passada.
Quase um eleitor de cada cinco (18%) afirmou que já havia votado. Dentre estes, Obama lidera com 55%, ante 41% para Romney. Esse resultado, porém, não pode ser considerado conclusivo, uma vez que mais democratas do que republicanos votam antecipadamente.
A pesquisa foi conduzida de 23 a 27 de outubro e questionou, por amostragem, 1.665 eleitores registrados e 1.291 prováveis eleitores.
A precisão das pesquisas Reuters/Ipsos online é medida por meio de um intervalo de credibilidade. Para essa pesquisa, o intervalo de credibilidade é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos para os eleitores registrados e de 3,1 para possíveis eleitores.