Internados suspeitos de roubarem substância radioativa no México

A polícia localizou o caminhão na quarta-feira, mas descobriu que os ladrões haviam retirado o material radioativo da sua caixa de proteção

Os ladrões sequestraram o caminhão que estava carregando cobalto-60 | Abola.pt
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

CIDADE DO MÉXICO, 7 Dez (Reuters) - Seis homens suspeitos de terem roubado um carregamento radioativo de um caminhão fora da Cidade do México no começo da semana foram tratados em um hospital, com sinais de exposição à radiação e continuam sob a guarda da polícia, disseram autoridades do país na sexta-feira.

Na segunda-feira, ladrões sequestraram o caminhão que estava carregando cobalto-60, uma substância radioativa usada em aplicações médicas e industriais, que também pode ser usada como ingrediente para fabricar uma "bomba suja".

A polícia localizou o caminhão na quarta-feira, mas descobriu que os ladrões haviam retirado o material radioativo da sua caixa de proteção, ficando expostos a perigosos níveis de radiação, antes de se desfazer dele cerca de um quilômetro depois.

"Presume-se que... as seis pessoas... sejam as responsáveis, ou estejam ligadas ao roubo do veículo que carregava o cobalto-60", disse um funcionário do governo que pediu para não ser identificado. Ele disse que os homens continuam sob custódia policial.

Pedro Noble, o secretário de Saúde do Estado de Hidalgo, disse à TV local que os homens mostravam sinais de "contato próximo e crítico" com material radioativo. A autoridade de saúde do país disse mais tarde que os homens com idades entre 16 e 38 anos receberam alta depois do tratamento.

O caminhão que estava levando o material de um hospital da cidade de Tijuana para um centro de armazenamento de resíduos radioativos, foi sequestrado quando o motorista parou em um posto de gasolina na cidade de Temascalapa, a 35 quilômetros a nordeste da Cidade do México.

O cobalto-60, o isótopo mais radioativo do metal, também é utilizado em radiografia industrial, para detectar falhas estruturais em peças de metal, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

A exposição à radiação gama do cobalto-60 aumenta o risco de câncer.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES