Um conjunto de tanques militares israelenses e veículos blindados foi avistado deixando a Faixa de Gaza e cruzando a fronteira para Israel nesta sexta-feira (24), logo após o início da trégua planejada no conflito contra o Hamas. O cessar-fogo temporário entrou em vigor às 7h, horário local, e às 2h, no horário de Brasília. Essa interrupção no conflito está programada para durar quatro dias e permitirá a libertação de reféns capturados por grupos terroristas.
Minutos após o início da trégua, Israel ativou sirenes para alertar sobre possíveis ataques com foguetes contra comunidades israelenses na região da fronteira. Um porta-voz do governo israelense afirmou que o Hamas lançou um foguete contra o país, violando os termos do acordo. No entanto, não houve relatos de danos.
Na parte sul da Faixa de Gaza, observaram-se palestinos retornando às suas residências na região de Khan Younis. Além disso, caminhões foram avistados atravessando a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, transportando suprimentos.
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel divulgaram que conduziram uma operação para destruir uma rota de túneis nas proximidades do Hospital Al-Shifa, um dos centros médicos mais significativos em Gaza, pouco antes do início da trégua.
"As Forças de Defesa de Israel concluíram os seus preparativos operacionais de acordo com as linhas de combate da pausa", informaram os militares em comunicado.