A primeira grande tempestade do ano nos Estados Unidos, "Hércules", causou a morte de mais de 10 pessoas nesta sexta-feira (3), seu segundo dia sobre o nordeste do país, onde a neve e os fortes ventos devem ser seguidos, nos próximos dias, por uma onda de frio que deve fazer com que as temperaturas despenquem para mínimos históricos, abaixo dos 20 graus negativos.
O número de mortos ainda é incerto. O jornal "The New York Times" estima, com base em informação da Associated Press (AP), que a tormenta matou 13 pessoas pelo país. A Efe, porém, contalibilizou aos menos 15 mortos.
As mortes ligadas à nevasca ocorreram em acidentes de trânsito, por conta das estradas escorregadias por causa da neve, e hospitalizações por hipotermia. Milhares de americanos ficaram sem luz em seus lares e locais de trabalho.
Na Filadélfia, um funcionário municipal morreu esmagado depois que um monte de sal grosso, utilizado para impedir a formação de gelo nas ruas, deslizou sobre ele.
Em Michigan, um caminhão que transportava petróleo caiu de uma ponte, o que provocou um incêndio e obrigou o esvaziamento de residências e locais de trabalho da região.