Terremoto que atingiu Mianmar deixa 144 mortos e 732 feridos, diz TV estatal do país

Arranha-céu desabou em Bangkok, capital da Tailândia, onde há 117 desaparecidos sob os escombro; oito morreram na cidade

Voluntários buscam sobreviventes após desmoronamento  | ung Shine Oo/AP Photo Voluntários buscam sobreviventes após desmoronamento | Foto: ung Shine Oo/AP Photo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Mianmar nesta sexta-feira (28) e também foi fortemente sentido na Tailândia e na China, deixou 144 mortos e 732 feridos. A informação foi confirmada pela TV estatal de Mianmar, em nota disparada via Telegram.

Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção em Bangkok, onde equipes de resgate iniciaram buscas por 117 desaparecidos nos escombros; nenhum deles havia sido encontrado até a última atualização desta reportagem. Pelo menos oito pessoas morreram na cidade, diz o governo tailandês.

Momento em que prédio desaba Mandalay, em Mianmar. Foto: AFP
Momento em que prédio desaba Mandalay, em Mianmar. Foto: AFP

ALTA INTENSIDADE

O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, na região central de Mianmar. Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso fez com que o terremoto seja sentido com mais intensidade.

A junta militar que governa Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital, informou a mídia estatal. A junta foi estabelecida após golpe de Estado em 2021 e detém o controle sobre rádio, televisão e jornais. O acesso à internet também é limitado na região.

PEDIDO DE AJUDA

Um porta-voz da junta militar fez pedidos nesta sexta-feira por doações de sangue e de materiais médicos para as vítimas do terremoto durante um pronunciamento na TV estatal.

O pedido de ajuda dos militares de Mianmar é raro e mostra a gravidade da situação. O país já sofre com infraestrutura precária e um sistema de saúde debilitado por quatro anos de guerra civil.

Edifícios destruídos em Mandalay, na região central de Mianmar, após terremoto nesta sexta-feira. Foto: Reuters.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com