Manifestantes na capital irlandesa, Dublin, jogaram ovos e até sapatos contra o ex-premiê britânico Tony Blair, que esteve neste sábado em uma livraria da cidade para lançar seu livro de memórias.
O protesto começou quando Blair chegou à livraria Easons, na rua O"Connell, onde o trânsito foi fechado e um forte esquema de segurança foi montado. Nenhum dos objetos jogados atingiu o ex-premiê.
Os manifestantes entraram em choque com a polícia irlandesa, que montou uma barricada em frente à loja. Mais de 300 pessoas haviam formado uma fila para participar da sessão de autógrafos de Blair.
O livro de memórias de Blair, A Journey (ou Uma Jornada, em tradução livre), foi lançado na quarta-feira, mas esta é a sua primeira sessão de autógrafos.
Entre os assuntos abordados está a invasão do Iraque de 2003. No livro, Blair diz que não se arrepende de ter levado a Grã-Bretanha a entrar na guerra. Na Irlanda, manifestantes em frente à loja chamavam Blair de "criminoso de guerra". O livro A Journey já está no topo da lista dos mais vendidos do site Amazon.