Os tornados que atingiram na sexta-feira (31) parte dos Estados Unidos deixaram um total de 12 mortos em dois estados, afetando quase a mesma região devastada por um fenômeno similar no dia 20 de maio, quando ocorreram 24 mortes.
Nove pessoas morreram em Oklahoma, estado que também foi o mais afetado na outra tragédia, e três no vizinho Missouri. O serviço médico legal de Oklahoma ainda não conseguiu identificar cinco das vítimas.
Entre os mortos encontram-se uma mãe e seu bebê, que morreram em um acidente com o carro no qual se deslocavam pela estrada interestadual 40, indicou Betsy Randolph, porta-voz do sistema de estradas de Oklahoma, à rede NBC.
De acordo com as autoridades, inúmeras pessoas ficaram feridas em colisões e acidentes de carro. Os ventos violentos deixaram muitos feridos - 87 segundo o jornal local The Oklahoman - e causaram muitos estragos.
Vários veículos, entre eles caminhões de carga, capotaram devido à força dos ventos.
No Missouri, o governador Jay Nixon, que declarou estado de emergência na noite de sexta-feira, visitou neste sábado as zonas mais afetadas para avaliar os danos, e reafirmou seu pedido à população para que permaneça em casa e evite se deslocar pelas áreas de desastre.
"O Missouri foi atingido por uma série de importantes tornados nas últimas semanas, e os perigosos fenômenos da noite passada ocorrem após vários dias de fortes chuvas", advertiu Nixon em um comunicado.
O sistema de previsão de tempestades do Serviço Nacional de Meteorologia com sede em Norman, Oklahoma, recomendou que as pessoas fiquem protegidas e longe das estradas.
Na sexta-feira, os serviços meteorológicos deram o alerta por tornados no estado de Oklahoma, levantado com a chegada da noite, mas mantiveram o alarme por possíveis inundações e fortes ventos.
Segundo a imprensa local, cinco tornados atingiram a região de Oklahoma City com ventos de até 145 km/h acompanhados de fortes chuvas de granizo.
Estes tornados também provocaram enchentes. O aeroporto de Oklahoma City precisou ser evacuado e mais de 170.000 pessoas ficaram sem energia.
A rede de televisão KFOR informou que ocorreram grandes danos nos arredores das cidades de El Reno e Yukon.
Esta é a segunda grande emergência provocada pelos tornados nesta região do centro-sul dos Estados Unidos em menos de duas semanas.
Oklahoma City está dentro do chamado "Corredor de Tornados", que se estende da Dakota do Sul ao centro do Texas, uma região particularmente vulnerável a estes fenômenos.
No dia 20 de maio, um tornado de grandes dimensões com ventos de até 320 quilômetros por hora devastou a pequena cidade de Moore, perto de Oklahoma, deixando 24 mortos e 377 feridos e afetando mais de 33.000 pessoas.
Com cerca de 1.200 tornados por ano, os Estados Unidos são o país que mais sofre com a quantidade destes fenômenos no mundo. Os tornados são particularmente frequentes nos estados das grandes planícies - o "tornado alley" - um corredor no centro do país onde as massas de ar frio e quente se encontram.