Trump convoca Susie Wiles para ser chefe de Gabinete dos EUA; ela será a 1ª mulher no cargo

Ela é considerada uma das principais arquitetas da vitória do republicano nas eleições presidenciais.

O presidente eleito Donald Trump anunciou que sua gerente de campanha Susie Wiles atuará como chefe de gabinete da Casa Branca | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente eleito Donald Trump anunciou que Susie Wiles, sua gerente de campanha, será a nova chefe de gabinete da Casa Branca quando ele assumir o cargo. Wiles será a primeira mulher a ocupar essa posição.

AJUDOU A CONQUISTAR VITÓRIA

"Susie Wiles acabou de me ajudar a alcançar uma das maiores vitórias políticas da história dos Estados Unidos e foi fundamental em minhas campanhas bem-sucedidas de 2016 e 2020", disse Trump em comunicado nesta quinta-feira (7). "Susie é determinada, inteligente, inovadora e amplamente respeitada. É uma honra mais do que merecida ter Susie como a primeira mulher chefe de gabinete na história do país. Não tenho dúvidas de que ela fará nosso país orgulhoso", afirmou Trump.

Quem é Susie Wiles?

Filha de Pat Summerall, ex-apresentador da NFL, e veterana da política na Flórida, Wiles é uma das conselheiras de maior confiança de Trump.

Após ajudar Trump a vencer na Flórida em 2020, ela atuou como sua chefe de gabinete informal durante o período pós-presidência e liderou sua campanha durante a disputa de 2024, uma conquista rara no círculo de Trump.

Wiles foi amplamente reconhecida por coordenar o que é visto como a campanha mais disciplinada e estruturada do empresário, mantendo diversas vozes ao redor dele sob controle.

Na noite da eleição, Trump agradeceu publicamente a Wiles em seu discurso de vitória, embora ela tenha preferido não falar ao público reunido no Centro de Convenções de Palm Beach. Sua disposição de permanecer nos bastidores conquistou a simpatia de Trump e seus aliados.

Wiles havia imposto certas condições a Trump antes de aceitar o papel de chefe de gabinete, com destaque para o controle sobre quem teria acesso ao presidente no Salão Oval. No primeiro mandato de Trump, houve dificuldades em limitar a entrada de conselheiros informais, familiares e outros visitantes à Casa Branca.

O vice-presidente eleito, JD Vance, celebrou a escolha de Wiles, afirmando em uma publicação no X que ela será um "grande ativo" na Casa Branca.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES