O presidente norte-americano, Donald Trump, disse na sexta-feira (31) que seu governo está planejando uma ação contra o TikTok, um popular aplicativo de vídeo de propriedade chinesa que tem sido uma fonte de preocupações de segurança nacional e censura.
Os comentários de Trump vieram depois de relatos publicados de que o governo planeja pedir ao ByteDance da China que venda o TikTok. Também houve relatos na sexta-feira de que a gigante da Microsoft está negociando a compra do aplicativo.
"Estamos analisando o TikTok", disse Trump a repórteres na Casa Branca. “Podemos estar proibindo o TikTok. Podemos estar fazendo outras coisas. Existem algumas opções, mas muitas coisas estão acontecendo. Então, vamos ver o que acontece”, falou.
Relatórios da Bloomberg News e do Wall Street Journal, citando fontes anônimas, revelaram que em breve o governo poderá anunciar uma decisão ordenando à ByteDance que renuncie à propriedade do TikTok.
Também houve relatos de gigantes da tecnologia e empresas financeiras dos EUA interessados em comprar ou investir no aplicativo chinês. O New York Times e a Fox Business, citando uma fonte não identificada, informaram sexta-feira que a Microsoft está negociando a compra do TikTok. A Microsoft se recusou a comentar.
O TikTok divulgou um comunicado na sexta-feira dizendo que "embora não comentemos rumores ou especulações, estamos confiantes no sucesso a longo prazo do TikTok".