Trump faz lista com bilionários e antigos aliados para formar governo

Entre os nomes mencionados por Trump, destacam-se o bilionário Elon Musk e o ex-candidato presidencial independente Robert Kennedy Jr.

Presidente trabalha na lista para montar governo | Jim Watson/AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou os preparativos para o segundo mandato presidencial. Na segunda-feira (6), ele realizou as primeiras reuniões para discutir a formação do novo gabinete, indicando que planeja promover uma série de mudanças no governo. O republicano deixou claro que pretende substituir funcionários que considera desleais, além de prometer cargos para alguns aliados próximos.

Cotados

Entre os nomes mencionados por Trump, destacam-se o bilionário Elon Musk e o ex-candidato presidencial independente Robert Kennedy Jr. Musk pode ser considerado para uma função na área de inovação tecnológica, enquanto Kennedy Jr., que já declarou apoio ao republicano, é cotado para um cargo relacionado à saúde. A nomeação de Kennedy Jr. gerou controvérsia, já que ele é conhecido por seu ceticismo em relação a vacinas.

Chefe de gabinete

Outro nome forte para o novo governo é Susie Wiles, uma das coordenadoras da campanha de Trump, que pode assumir o cargo de chefe de gabinete. Na Secretaria do Tesouro, os cotados incluem Scott Bessent, assessor econômico de Trump, e o bilionário John Paulson. Para o Departamento de Estado, Trump estaria considerando o senador Marco Rubio, da Flórida, enquanto para o Departamento de Defesa, o nome do senador Tom Cotton, do Arkansas, tem sido ventilado.

Procurador-geral

A posição de procurador-geral, crucial para o controle do Departamento de Justiça, também é uma prioridade para Trump, especialmente considerando os processos federais que enfrenta. O republicano já sugeriu que pretende demitir o procurador especial Jack Smith, que lidera duas investigações contra ele, o que indica que o novo procurador-geral poderá ter um papel importante em definir o rumo desses casos.

Transição

Enquanto Trump organiza sua equipe, o atual presidente Joe Biden iniciou as tratativas para uma transição ordenada. Em um pronunciamento nesta terça-feira (7), Biden afirmou que pretende cooperar com a equipe de Trump e garantir uma transferência de poder tranquila.vice-presidente Kamala Harris, adversária de Trump na disputa, também declarou que vai trabalhar pela transição pacífica do governo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES