Em uma decisão histórica anunciada na quinta-feira (30), o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi condenado por fraude contábil ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil para silenciar a atriz pornô Stormy Daniels durante a eleição de 2016, quando derrotou Hillary Clinton. Trump declarou-se inocente, criticou o juiz Juan Merchan, e classificou a decisão como "uma desgraça".
Qual será a pena?
A pena ainda não foi definida, mas será anunciada em 11 de julho. Trump pode enfrentar até quatro anos de prisão, embora analistas dos EUA considerem improvável que ele vá para a cadeia. Entre os fatores que podem atenuar sua pena estão sua idade, 77 anos, o fato de ser sua primeira condenação criminal, e seu histórico como ex-presidente.
Trump inelegível?
Apesar da condenação, Trump ainda pode disputar a eleição presidencial deste ano e governar, caso vença, inclusive se estiver preso. Não há nenhuma lei americana que o impeça. Trump alega ser vítima de perseguição política e que o julgamento faz parte de uma suposta campanha para impedir seu retorno à Casa Branca.
primeira de quatro acusações
Esta é a primeira de quatro acusações criminais que Trump enfrenta. Outros casos pendentes incluem sua tentativa de se manter no poder após perder as eleições de 2020, a tentativa de reverter o resultado da votação na Geórgia, e a retenção de documentos sigilosos após deixar o governo. Nenhum desses casos deve ser julgado ainda este ano.
Para mais informações, acesse meionews.com