No voo da companhia Lufthansa, entre Buenos Aires e Frankfurt, sofreu forte turbulência sobre o oceano Atlântico e deixou 11 pessoas feridas. A informação foi nesta terça-feira (12) pela companhia , com informações adicionais divulgadas pela agência de notícias DPA.
O que aconteceu
Segundo a Lufthansa, cinco passageiros e seis tripulantes sofreram ferimentos leves, mas a segurança do voo não esteve em risco. O porta-voz da companhia garantiu que a situação foi controlada, e os feridos foram atendidos prontamente ao desembarcar na Alemanha.
Números
O Boeing 747-800, que transportava 329 passageiros e 19 tripulantes, enfrentou uma turbulência breve enquanto passava pela Zona de Convergência Intertropical (Z-CIT), uma região na linha do equador onde ventos dos hemisférios Norte e Sul se encontram.
Ocorrências
A Z-CIT é conhecida por intensas condições climáticas e instabilidade, sendo uma área onde a formação de turbulências severas é comum. Esse fenômeno explica a causa das sacudidas que feriram algumas pessoas a bordo do voo.
Acidentes
Casos de ferimentos devido à turbulência são relativamente comuns na aviação comercial, sendo a principal causa de incidentes com passageiros, segundo o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB). Contudo, mortes decorrentes de turbulência são raras, com registros mínimos nas últimas décadas.
Episódios
Em maio deste ano, outro incidente grave ocorreu em um voo da Singapore Airlines, deixando 30 feridos e resultando na morte de um passageiro. Na ocasião, suspeitou-se de um ataque cardíaco causado pelo impacto da turbulência.