As Forças Aéreas da Ucrânia informaram nesta sexta-feira, 23, que derrubaram uma aeronave militar de detecção e controle da Rússia, avaliada em US$ 300 milhões, o equivalente a R$ 1,6 bilhão. Trata-se de um radar russo A-50. Não ficou claro se a queda ocorreu em território ucraniano ou russo. Neste sábado, a guerra entre Ucrânia e Rússia completa 2 anos.
Até o momento, as forças russas não se pronunciaram sobre o incidente. No entanto, autoridades de emergência da região de Krasnodar, na Rússia, relataram a queda de uma aeronave na área. Vários blogueiros especializados em assuntos militares russos confirmaram a derrubada da aeronave, sugerindo que poderia ter sido resultado de fogo amigo, ou seja, uma confusão entre as próprias forças russas.
Caso seja confirmado, este seria o segundo A-50 perdido em cerca de um mês. Em 14 de janeiro, autoridades ucranianas afirmaram ter derrubado uma aeronave semelhante sobrevoando o Mar de Azov. As forças russas nunca confirmaram nem negaram o incidente, mas blogueiros e veículos de mídia russos corroboraram com o relato.
O A-50 é capaz de detectar alvos a até 650 quilômetros de distância, fornecendo informações cruciais para as tropas em terra. Essas aeronaves desempenham um papel fundamental no direcionamento dos movimentos das forças russas no campo de batalha na Ucrânia. Equipado com um radar na parte superior, o A-50 geralmente tem uma tripulação de 15 pessoas. Segundo a agência de notícias Associated Press, a Rússia possui apenas nove dessas aeronaves.
Quanto à situação atual no conflito entre Ucrânia e Rússia, a guerra começou há dois anos, em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o território ucraniano. Apesar de um rápido avanço inicial russo, a situação territorial dos dois países permaneceu praticamente inalterada entre maio de 2023 e fevereiro deste ano.
No último ano, a Ucrânia lançou uma contraofensiva para recuperar parte do território ocupado pelos russos, mas esta ação foi considerada malsucedida. Recentemente, a cidade estratégica de Adviidka, no leste do país, foi perdida para as forças russas após uma batalha de quatro meses, na qual os russos tinham superioridade numérica, além de mais aeronaves e artilharia.