
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), sendo fortemente sentido também na China e na Tailândia. Na Tailândia, os tremores causaram o desabamento de um prédio em construção, resultando em mortes e deixando dezenas de pessoas desaparecidas.
O epicentro do tremor foi a 17 km de Mandalay, cidade de cerca de 1,5 milhão de pessoas, antiga capital real de Mianmar e um importante centro para o budismo. As primeiras informações davam conta de pelo menos cerca de 20 mortos na cidade.
O abalo sísmico ocorreu durante a tarde no horário local — ainda de madrugada pelo horário de Brasília — com epicentro a 16 km a noroeste da cidade de Mandalai, na região central de Mianmar.
A alta magnitude, aliada à baixa profundidade do epicentro, registrado a apenas 10 km do solo, intensificou os impactos do terremoto, tornando-o ainda mais perceptível e destrutivo.
VÁRIOS DANOS CAUSADOS
Relatos indicam danos e tremores em várias regiões de Mianmar, Tailândia e China. Em Bangkok, capital tailandesa, o terremoto fez diversos prédios balançarem e causou o desabamento de um arranha-céu em construção. Conforme as autoridades locais, 43 pessoas ficaram presas sob os escombros.
Imagens de emissoras locais mostraram equipes de resgate retirando feridos e corpos do local. Em outro edifício da capital, a força do tremor fez a água de uma piscina no terraço transbordar, criando uma impressionante cascata diante do prédio.
De acordo com testemunhas ouvidas pela agência de notícias Associated Press, sirenes soaram por toda a cidade, causando pânico entre os moradores e levando centenas de pessoas às ruas. A cidade de Yangon, também em Mianmar, teve registro de pessoas abandonando prédios correndo.